Introdução / Pesquisas concluídas / Pesquisa em andamento / Produção Acadêmica / Bibliografia Geral | ||||
Trata-se de analisar a relação entre memória, história, narrativa e identidade social, com ênfase especial nas contribuições dos estudos sobre memória e linguagem no contexto das transformações da cultura no mundo contemporâneo. Analisar a arte e a literatura contemporâneas como centros de gravidade para o trabalho com a memória. Questões teóricas e conceituais relevantes: tempo, história e memória; memória e experiência; memória coletiva e memória individual; memória e identidade social; memória herdada; memória e testemunho; memória e trauma; a figura do narrador; a figura do colecionador; política e memória; cidade e memória; fotografia e memória; literatura / arte do testemunho. Principais autores: Walter Benjamin; Maurice Halbwachs; Michael Pollak; Pierre Nora; Hannah Arendt; Paul Ricoeur; Paul Thompson; Jeanne Marie Gagnebin, Marcio Seligmann-Silva, Boris Kossoy, Ecléa Bosi, Primo Levi; Eduardo Galeano; Lima Barreto; Manoel de Barros, Winfried Georg Maximilian Sebald. |
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Pesquisas Concluídas | ||||
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Pesquisa em Andamento | ||||
Museu de Favela - a memória social e coletiva das comunidades a partir das histórias contadas por seus moradores 1. Antecedentes desta pesquisa Em 2002, iniciamos um projeto de pesquisa intervenção que teve como objetivo a re-construção coletiva da memória do Córrego dos Januários, pequeno povoado situado na região leste de Minas Gerais, no município de Inhapim. Esta pesquisa, realizada por Denise Sampaio Gusmão, sob a orientação da Professora Solange Jobim e Souza, resultou na dissertação de mestrado “Por uma estética da delicadeza: Ressignificando contos e imagens nas roças de Minas”1, Departamento de Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2004 e, posteriormente, na tese de doutorado: “Narrativa, Testemunho e Delicadeza: a Casa de Memória e Cultura do Córrego dos Januários”2, defendida em outubro de 20093. Ao longo deste projeto foi criado, no âmbito do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade (GIPS), um núcleo de estudos e pesquisas – Centro Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (CIMESC)4, que vem se consolidando nos últimos oito anos, através de três grandes pesquisas já realizadas e concluídas, além da oferta de três disciplinas para alunos de pós-graduação sobre o tema “História, memória e narrativa”, com base nas teorias de Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Maurice Halbawch, Paul Ricouer, Hannah Arendt, Ecléa Bosi, entre outros. Além das pesquisas acima mencionadas, podemos destacar a tese de doutorado de Cristina Laclette Porto, defendida em abril de 2010, no Departamento de Psicologia da PUC-Rio, intitulada “Álbuns de retratos, infâncias entrecruzadas e cultura lúdica: memória e fotografia na Brinquedoteca Hapi”5 que se debruçou sobre a constituição de acervos de brinquedos e brincadeiras, fornecendo subsídios para políticas públicas voltadas para formação de educadores que trabalham com a infância. |
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Palavras-Chave: memória; história; imagens; narrativas; cidadania; formação de recursos humanos. | ||||
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Produção Acadêmica | ||||
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Bibliografia Geral | ||||
Bibliografia Geral | ||||
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