Voltar a Memória, História e narrativa
A / B / C / D / E / F / G / H / I / J / K / L / M / N / O / P / Q / R / S / T / U / V / W / X / Z
A

> ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.

>_______,Homens em Tempos Sombrios. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
B

> BARROS, MANOEL. MEMÓRIAS INVENTADAS. A INFÂNCIA. Planeta São Paulo, 2003.

> BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

> BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas I. São Paulo: Brasiliense, 1994.

>_______, Charles Baudeleire um lírico no auge do capitalismo. Obras Escolhidas III. São Paulo: Brasiliense, 1989.

>_______, Rua de Mão Única. Obras Escolhidas II. São Paulo: Brasiliense, 1995.

>_______, Sobre o conceito de história. Obras Escolhidas. Vol. 1, São Paulo, Brasiliense, 1985. (LINK)

> _______,Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Editora 34, 2002.

> BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

> BOSI, Ecléa. Memória da cidade: lembranças paulistanas. Estud. av. [online]. 2003, v. 17, n. 47. pp. 198-211.
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
C

> CASTRO, LUCIA & JOBIM E SOUZA, SOLANGE. Desenvolvimento Humano e Questões para um Final de Século: tempo, história e memória. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia, vol. 6, 1994.

> CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano:1.artes de fazer. Petrópolis, RJ:Vozes,1994.

>_______, A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000.
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
G

> GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo:Editora 34, 2006.

>_______, História e narração em Walter Benjamin. São Paulo:Perspectiva, 1999.

> GALEANO, Eduardo. Espelhos. Uma história quase universal. L&PM. Porto Alegre, 2008.

> GUSMÃO, Denise. Por uma estética da delicadeza: ressignificando contos e imagens nas roças de Minas. Orientadora: Solange Jobim e Souza. Rio de Janeiro: PUC/RJ, Departamento de Psicologia, 2004.

> GUSMÃO, Denise Sampaio. Narrativa, testemunho e delicadeza: a Casa de Memória e Cultura do Córrego dos Januários. 2009. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica)) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientadora: Solange Jobim e Souza

> GUSMÃO, Denise; JOBIM E SOUZA, Solange. A estética da delicadeza nas roças de Minas: sobre a memória e a fotografia como estratégia de pesquisa-intervenção. Psicologia & Sociedade, 20, Edição especial, 24-31, 2008 (LINK).

> GUSMAO, Denise Sampaio e JOBIM E SOUZA, Solange.História, memória e narrativa: a revelação do "quem" nas histórias orais dos habitantes do Córrego dos Januários. Psicol. Soc. [online]. 2010, vol.22, n.2, pp. 288-298. ISSN 0102-7182. (LINK)
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
H

> HAlBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2004.
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
J

> JOBIM E SOUZA, Solange; Kramer, Sonia (Org.) Histórias de Professores. São Paulo, Ática, 2003.
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
K

> KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

>_______, Realidade e Ficções na Trama Fotográfica. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

>_______, Os Tempos da Fotografia-O Efêmero e o Perpétuo. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

> KRAMER, Sonia. Ruína, tempo vivo e holocausto: a potência da memória em Walter Benjamin. Trabalho apresentado no III Seminário Internacional Políticas de La Memoria. Recordando a Walter Benjamin. Buenos Aires, 28, 29 y 30 de octubre 2010
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
L

> LISSOVSKY, Maurício. O inconsciente ótico e a fotografia do invisível. In: JOBIM E SOUZA, Solange (org.) Mosaico: imagens do conhecimento. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000.

> LE GOFF, Jacques. História e Memória. Unicamp, Campinas, 2003.

> LEVI, Primo. É Isto um Homem? . Rio de Janeiro:Rocco,1989.

> LÖWY, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêncio. Um leitura das teses “Sobre o conceito de hisatória”. Boitempo, São Paulo, 2005.
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
P

> POLLAK, Michael.Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, VOL. 2, nº 3, 1989, p.3-15. (LINK)

>_______, Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, VOL. 5, nº 3,1992, p.200-212. (LINK)

> PORTO, Cristina Laclette. Álbuns de retratos, infâncias entrecruzadas e cultura lúdica: memória e fotografia na Brinquedoteca HAPI. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Orientadora: Solange Jobim e Souza.
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
R

> RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas, SP: Editora da UNICAMP,2007.

> ROUILLÉ, André. A fotografia entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac - São Paulo, 2009.
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
S

> SAMAIN, Etienne.(Org.) O Fotográfico. Hucitec, São Paulo, 1998.

> SELLIGMANN-SILVA, Marcio (Org). História, Memória, Literatura. O Testemunho na era das Catástrofes. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2003.

>_______, Narrar o Trauma - A Questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia, vol. 20.1,2008.(LINK)
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
Departamento de Psicologia PUC-Rio, Rua Marques de São Vicente,255 -
Edifício Cardeal Leme, sala 201, Gávea - Rio de Janeiro RJ - CEP 22453-900 Telefone: 55 (21) 3527 1185