LIVROS
Epistemologia das Ciências Humanas
Infância e linguagem. Bakhtin, Vygotsky e Benjamin
JOBIM e SOUZA, S. Campinas: Papirus, 12ª edição, 1974
Este livro rompe com as abordagens convencionais da infância e de seu texto irrompe uma perspectiva que nega tanto a infantilização da criança, quanto a burocratização ou a instrumentalização da linguagem. Enfrentando temas atuais no campo das ciências humanas, a análise desenvolvida traz o tema da ética e da estética para o centro do debate sobre o conhecimento humano. Essa construção se realiza no diálogo entre as idéias teóricas de Mikhail Bakhtin, Lev Vygotsky e Walter Benjamin. Da articulação das ressonâncias conceituais existentes nas idéias desses autores emerge uma concepção teórica, tanto da linguagem como da infância, como desvio paradigmático, a partir do qual as ciências humanas podem encontrar um caminho para o confronto dos limites do conhecimento com a verdade, estabelecendo, nesse confronto, um compromisso fundamental entre a ciência e a arte.
Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Política, Cidade, Educação: Itinerários de Walter Benjamin
JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Contraponto, 2009
Nos últimos vinte anos dos itinerários de Walter Benjamin no Brasil o legado deixado por este autor entre os leitores brasileiros possui uma expressividade digna de registro e celebração. Este livro reúne um conjunto de trabalhos apresentados no 1º Colóquio Itinerários de Walter Benjamin no Brasil, realizado em abril de 2007, na PUC-Rio. Filosofia, história, política, literatura, corpo, cidade, infância, linguagem e educação são temas desenvolvidos a partir de abordagens interdisciplinares por pesquisadores de diferentes áreas das ciências humanas. Os textos desta coletânea têm como objetivo propor questões fundamentais para uma reflexão dos desafios da contemporaneidade.
Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin
FREITAS, M. T.; JOBIM e SOUZA, S; KRAMER, S. São Paulo, Cortez Editora (2007/2ª edição).
Este livro aborda a ética da pesquisa nas ciências humanas, tendo por base as formulações teóricas de Mikhail Bakhtin, para analisar a diversidade e a complexidade da experiência do homem contemporâneo num mundo em permanente transformação. Os artigos aqui reunidos, com base em reflexões de diferentes autores, focalizam a atividade de pesquisar, se indagando sobre o compromisso social e político da pesquisa acadêmica para encontrar soluções para os problemas enfrentados no cotidiano, e que dizem respeito aos modos de vida individuais e coletivos.
Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Educação & Pós-modernidade: crônicas do cotidiano e ficções científicas
JOBIM e SOUZA, S. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003.
Este livro apresenta um conjunto de textos que analisam os modos de produção da cultura e da subjetividade no âmbito de uma sociedade que sofreu transformações radicais num curto espaço de tempo mediadas pela tecnologia, pelo consumo e pelos meios de comunicação, configurando um novo modo de sermos contemporâneos. Cientes de que um mesmo tema pode ser abordado de diferentes modos, os autores dos textos desta coletânea exploram a diversidade de estilos, aproximando narrativas teóricas com textos ficcionais e crônicas do cotidiano, ampliando as possibilidades de fruição de sentidos para alcançarmos uma compreensão sempre mais profunda e crítica da época em que vivemos e da qual somos protagonistas.
Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Mosaico: Imagens do Conhecimento
JOBIM e SOUZA, S. Rio de Janeiro: Contracapa, 2000
Este livro reúne um conjunto de textos que abordam o interesse da pesquisa acadêmica em enfrentar o desafio de compreender as transformações do sujeito, a produção do  conhecimento e a construção de valores éticos mediados pela cultura visual. Uma vez constatado o envolvimento do sujeito contemporâneo com a reprodução ininterrupta de imagens (na fotografia, na TV, no cinema, no vídeo, na Interne, nos outdoors etc.), torna-se fundamental discutir as transformações engendradas pelos instrumentos técnicos que transformam a natureza do olhar e criam um novo tipo de observados.
Download do Livro Completo   Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Memória, história e narrativa
Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa
JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. São Paulo: Ática, 1996
Todo professor conhece as dificuldades da leitura e da escrita na escola e constata na sala de aula uma forte resistência dos alunos ao livro. Ao mesmo tempo, está consciente de que ele próprio já não possui mais o hábito da leitura. Como então transformar seus alunos em leitores interessados? É em torno dessa e de outras questões que se organiza este livro, resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a professores de pré-escola e primeiro grau no Rio de Janeiro. Dialogando com pensadores da cultura, como Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Pier Paolo Pasolini, os autores que compõem a presente coletânea questionam o papel desempenhado pela razão moderna na concepção da escola e apresentam ao leitor um leque de novas possibilidades de convívio entre professor e aluno.
Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
Infâncias e Juventudes contemporâneas
Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura
JOBIM e SOUZA, S. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000.
Este livro apresenta um conjunto de textos que analisam os modos de produção da cultura e da subjetividade no âmbito de uma sociedade que sofreu transformações radicais num curto espaço de tempo mediadas pela tecnologia, pelo consumo e pelos meios de comunicação, configurando um novo modo de sermos contemporâneos. Cientes de que um mesmo tema pode ser abordado de diferentes modos, os autores dos textos desta coletânea exploram a diversidade de estilos, aproximando narrativas teóricas com textos ficcionais e crônicas do cotidiano, ampliando as possibilidades de fruição de sentidos para alcançarmos uma compreensão sempre mais profunda e crítica da época em que vivemos e da qual somos protagonistas.
Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Infância, cinema e sociedade
JOBIM e SOUZA, S.; CASTRO, L. R.; GARCIA, C. A. Rio de Janeiro: Ravil, 1997
Este livro é decorrência da realização do Ciclo de Debates “Infância, Cinema e Sociedade”, realizado em outubro de 1996, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Este evento teve como proposta articular a exibição de filmes com a discussão e reflexão sobre questões da infância contemporânea, tendo a imagem visual como elemento disparador de novas sensibilizações. Buscou-se através da narrativa cinematográfica, ampliar o espaço de discussão sobre a infância de hoje, pretendendo “ver” a infância com outros olhares, regatando sua condição de diversidade.
Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
CAPÍTULOS DE LIVROS
Epistemologia das Ciências Humanas
Lev Vygotsky e a perspectiva histórico-cultural
JOBIM e SOUZA, S.; FREITAS, M. T. Lev Vygotsky e a perspectiva histórico-cultural. In: SAMPAIO, R. Estudos em Psicologia: uma introdução. Rio de Janeiro: Editora Proclama, 2009.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Mikhail Bakhtin e a ética das imagens nos estudos da infância
JOBIM e SOUZA, S.; SALGADO, R. G. Mikhail Bakhtin e a ética das imagens nos estudos da infância. In: CORREA, J.; CASTRO, L. R.; BESSET, V. (orgs.). Pesquisa intervenção na infância e juventude. Rio de Janeiro, 2008.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Pesquisando com crianças: subjetividade infantil, dialogismo e gênero discursivo
JOBIM e SOUZA, S.; CATRO, L. R. Pesquisando com crianças: subjetividade infantil, dialogismo e gênero discursivo. In: CRUZ, S. H. V. (org.) A criança fala: a escuta de crianças em pesquisas. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Imagem técnica e estética: sobre os modos de produção da cultura e da subjetividade no mundo contemporâneo
JOBIM e SOUZA, S. Imagem técnica e estética: sobre os modos de produção da cultura e da subjetividade no mundo contemporâneo. In: GOUVEA, A. P. (org.) Cine-imaginarium: da arte de fazer psicologia, comunicação e arte. Rio de Janeiro: Companhia de Freud/PUC-Rio, 2008.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Os caminhos cruzados de Bakhtin, Benjamin e Calvino
JOBIM e SOUZA, S. Leitura: entre o mágico e o profano. Os caminhos cruzados de Bakhtin, Benjamin e Calvino. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de. (orgs.). Diálogos com Bakhtin. Editora UFPR, (1ª edição, 1996/ 4ª edição em 2007).

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
A pesquisa em ciências humanas como intervenção nas práticas do olhar
JOBIM e SOUZA, S. A pesquisa em ciências humanas como intervenção nas práticas do olhar. In: LENZI, L. H. et alli. (Orgs.) Imagem: Intervenção e pesquisa. Florianópolis: Editora UFSC, 2006.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
A imagem técnica e a leitura do mundo: desafios contemporâneos
JOBIM e SOUZA, S. MIRANDA, L. L.; CAMERINI, M. F. A imagem técnica e a leitura do mundo: desafios contemporâneos. In: FREAITAS, M. T.; COSTA, S. (org.) Leitura e escrita na formação de professores. Juiz de Fora: Editora UFJF/Editora Musa/INEP, 2002.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Interatividade audiovisual e produção da subjetividade
JOBIM e SOUZA, S.; CAMERINI, M. F. Interatividade audiovisual e produção da subjetividade. In: LOPES, L. P. da M.; BASTOS, L. C. (org.) Identidades: Recortes Multi e Interdisciplinares. Campinas: Mercado de Letras/CNPq, 2002.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
A criação de narrativas na escola: uma abordagem através da fotografia
LOPES, A. E.; SANDER, L. B.; JOBIM e SOUZA, S. A criação de narrativas na escola: uma abordagem através da fotografia. In: Paiva, A.; Evangelista, A.; Paulino, G.; Versiani, Z. (orgs.) No fim do século: a diversidade. O jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
A psicologia do desenvolvimento e as contribuições de Lev Vygotsky
JOBIM e SOUZA, S. A psicologia do desenvolvimento e as contribuições de Lev Vygotsky. In: FREITAS, M. T. A. Vygotsky um século depois... Juiz de Fora: EDUFJF, 1998.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin: polifonia, alegoria e o conceito de verdade no discurso da ciência contemporânea
JOBIM e SOUZA, S. Mikhail Bakhtin e Walter Benjamin: polifonia, alegoria e o conceito de verdade no discurso da ciência contemporânea. In: BRAIT, B. (org.) Bakhtin: Dialogismo e construção de sentido. Campinas: Editora UNICAMP, 1997.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância
Jobim e Souza, S. Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, S.; LEITE, M. I. (Org.) Infância: fios e desafios da pesquisa. Papirus, Campinas, 1996.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
Infâncias e Juventudes contemporâneas
Políticas públicas e educação superior: o jornal como ator social
JOBIM E SOUZA, S.; BARROUIN, A. W. Políticas públicas e educação superior: o jornal como ator social. In: JOBIM e SOUZA.; MORAES, M. (Org.). Tecnologias e modos de ser no contemporâneo. 1 ed. Rio de Janeiro: 7 Letras Editora; Editora PUC-Rio, 2010, v. 1, p. 99-126.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Criança e adolescente: construção histórica e social das concepções de proteção, direitos e participação
JOBIM E SOUZA, S. Criança e adolescente: construção histórica e social das concepções de proteção, direitos e participação. In: UNGARETTI, M. A. (Org.). Criança e adolescente: direito, sexualidade e reprodução. 1 ed. São Paulo: Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da J, 2010, v. 1, p. 87-100.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
A criança na idade mídia: reflexões sobre cultura lúdica, capitalismo e educação
JOBIM e SOUZA; SALGADO, R. G. A criança na idade mídia: reflexões sobre cultura lúdica, capitalismo e educação. In: SARMENTO, M.; GOUVEA, C. (Org.) Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
As crianças na rede da cultura lúdica contemporânea
JOBIM e SOUZA, S.; SALGADO, R. G. As crianças na rede da cultura lúdica contemporânea. In: COSTA, M. F. V. et all (org) Modos de brincar, lembrar e dizer. UFC Editora, Fortaleza, 2007.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Espaço urbano e constituição subjetiva da desigualdade social: uma possível leitura das políticas da diferença
JOBIM e SOUZA, S.; PASSARELLI, C. A. Espaço urbano e constituição subjetiva da desigualdade social: uma possível leitura das políticas da diferença. In: SPINK, M. J.; SPINK, P. (Org.). Práticas cotidianas e a naturalização da desigualdade. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Os jovens e o Orkut: considerações sobre a criação de linguagem e de identidade em rede
JOBIM e SOUZA, S.; HAMANN, F. P. Os jovens e o Orkut: considerações sobre a criação de linguagem e de identidade em rede. In: Nicolaci-da-Costa, A. M. (org.) Cabeças digitais: o cotidiano na era da informação. São Paulo: Cortez, 2006.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Juventude, cultura Hip Hop e política
JOBIM e SOUZA, S.; LODI, C. A. Juventude, cultura Hip Hop e política. In: CASTRO, L. R. (org.) Juventude contemporânea: perspectivas nacionais e internacionais. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2005.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
La television dans une banlieu de Rio de Janeiro: créer des images, raconter des histoires
MIRANDA, L. L.; JOBIM e SOUZA, S. La television dans une banlieu de Rio de Janeiro: créer des images, raconter des histoires. In: AMORIM, M. Images et discours sur La banlieu. France: Obvies/Érés, 2002.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Infância, mídia e cultura do consumo
CAMPOS, C. C. G.; JOBIM e SOUZA, S. Infância, mídia e cultura do consumo. In: GONDRA, J. G. História, infância e escolarização. Rio de janeiro: 7 Letras, 2002.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
The construction of contemporary subjectivity: interactions between knowledge and school environment
JOBIM e SOUZA, S. The construction of contemporary subjectivity: interactions between knowledge and school environment. In: HEDEGAARD, M. Learning in classrooms. AARHUS University Press, Aerhus, DK, 2001.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Infância, conhecimento e contemporaneidade
JOBIM e SOUZA, S.; PEREIRA, R. M. R. Infância, conhecimento e contemporaneidade. In: KRAMER, S. (org.) Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1998.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Departamento de Psicologia PUC-Rio, Rua Marques de São Vicente,255 -
Edifício Cardeal Leme, sala 201, Gávea - Rio de Janeiro RJ - CEP 22453-900 Telefone: 55 (21) 3527 1185