|
 |
 |
 |
LIVROS |
 |
Epistemologia das Ciências Humanas |
 |
 |
|
 |
Infância e linguagem. Bakhtin, Vygotsky e Benjamin |
JOBIM e SOUZA, S. Campinas: Papirus, 12ª edição, 1974 |
Este livro rompe com as abordagens convencionais da infância e de seu texto irrompe uma perspectiva que nega tanto a infantilização da criança, quanto a burocratização ou a instrumentalização da linguagem. Enfrentando temas atuais no campo das ciências humanas, a análise desenvolvida traz o tema da ética e da estética para o centro do debate sobre o conhecimento humano. Essa construção se realiza no diálogo entre as idéias teóricas de Mikhail Bakhtin, Lev Vygotsky e Walter Benjamin. Da articulação das ressonâncias conceituais existentes nas idéias desses autores emerge uma concepção teórica, tanto da linguagem como da infância, como desvio paradigmático, a partir do qual as ciências humanas podem encontrar um caminho para o confronto dos limites do conhecimento com a verdade, estabelecendo, nesse confronto, um compromisso fundamental entre a ciência e a arte. |
Voltar ao topo Voltar a Epistemologia |
|
 |
|
 |
Política, Cidade, Educação: Itinerários de Walter Benjamin |
JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. Rio de Janeiro: PUC-Rio/Contraponto, 2009 |
Nos últimos vinte anos dos itinerários de Walter Benjamin no Brasil o legado deixado por este autor entre os leitores brasileiros possui uma expressividade digna de registro e celebração. Este livro reúne um conjunto de trabalhos apresentados no 1º Colóquio Itinerários de Walter Benjamin no Brasil, realizado em abril de 2007, na PUC-Rio. Filosofia, história, política, literatura, corpo, cidade, infância, linguagem e educação são temas desenvolvidos a partir de abordagens interdisciplinares por pesquisadores de diferentes áreas das ciências humanas. Os textos desta coletânea têm como objetivo propor questões fundamentais para uma reflexão dos desafios da contemporaneidade. |
Voltar ao topo Voltar a Epistemologia |
|
 |
|
 |
Ciências Humanas e Pesquisa: Leituras de Mikhail Bakhtin |
FREITAS, M. T.; JOBIM e SOUZA, S; KRAMER, S. São Paulo, Cortez Editora (2007/2ª edição). |
Este livro aborda a ética da pesquisa nas ciências humanas, tendo por base as formulações teóricas de Mikhail Bakhtin, para analisar a diversidade e a complexidade da experiência do homem contemporâneo num mundo em permanente transformação. Os artigos aqui reunidos, com base em reflexões de diferentes autores, focalizam a atividade de pesquisar, se indagando sobre o compromisso social e político da pesquisa acadêmica para encontrar soluções para os problemas enfrentados no cotidiano, e que dizem respeito aos modos de vida individuais e coletivos. |
Voltar ao topo Voltar a Epistemologia |
|
 |
|
 |
Educação & Pós-modernidade: crônicas do cotidiano e ficções científicas |
JOBIM e SOUZA, S. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2003. |
Este livro apresenta um conjunto de textos que analisam os modos de produção da cultura e da subjetividade no âmbito de uma sociedade que sofreu transformações radicais num curto espaço de tempo mediadas pela tecnologia, pelo consumo e pelos meios de comunicação, configurando um novo modo de sermos contemporâneos. Cientes de que um mesmo tema pode ser abordado de diferentes modos, os autores dos textos desta coletânea exploram a diversidade de estilos, aproximando narrativas teóricas com textos ficcionais e crônicas do cotidiano, ampliando as possibilidades de fruição de sentidos para alcançarmos uma compreensão sempre mais profunda e crítica da época em que vivemos e da qual somos protagonistas. |
Voltar ao topo Voltar a Epistemologia |
|
 |
|
 |
Mosaico: Imagens do Conhecimento |
JOBIM e SOUZA, S. Rio de Janeiro: Contracapa, 2000 |
Este livro reúne um conjunto de textos que abordam o interesse da pesquisa acadêmica em enfrentar o desafio de compreender as transformações do sujeito, a produção do conhecimento e a construção de valores éticos mediados pela cultura visual. Uma vez constatado o envolvimento do sujeito contemporâneo com a reprodução ininterrupta de imagens (na fotografia, na TV, no cinema, no vídeo, na Interne, nos outdoors etc.), torna-se fundamental discutir as transformações engendradas pelos instrumentos técnicos que transformam a natureza do olhar e criam um novo tipo de observados. |
Download do Livro Completo Voltar ao topo Voltar a Epistemologia |
|
|
 |
 |
Memória, história e narrativa |
 |
 |
|
 |
Histórias de professores: leitura, escrita e pesquisa |
JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. São Paulo: Ática, 1996 |
Todo professor conhece as dificuldades da leitura e da escrita na escola e constata na sala de aula uma forte resistência dos alunos ao livro. Ao mesmo tempo, está consciente de que ele próprio já não possui mais o hábito da leitura. Como então transformar seus alunos em leitores interessados? É em torno dessa e de outras questões que se organiza este livro, resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a professores de pré-escola e primeiro grau no Rio de Janeiro. Dialogando com pensadores da cultura, como Walter Benjamin, Mikhail Bakhtin, Pier Paolo Pasolini, os autores que compõem a presente coletânea questionam o papel desempenhado pela razão moderna na concepção da escola e apresentam ao leitor um leque de novas possibilidades de convívio entre professor e aluno. |
Voltar ao topo Voltar a Memória, História e narrativa |
|
|
 |
 |
Infâncias e Juventudes contemporâneas |
 |
 |
|
 |
Subjetividade em questão: a infância como crítica da cultura |
JOBIM e SOUZA, S. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2000. |
Este livro apresenta um conjunto de textos que analisam os modos de produção da cultura e da subjetividade no âmbito de uma sociedade que sofreu transformações radicais num curto espaço de tempo mediadas pela tecnologia, pelo consumo e pelos meios de comunicação, configurando um novo modo de sermos contemporâneos. Cientes de que um mesmo tema pode ser abordado de diferentes modos, os autores dos textos desta coletânea exploram a diversidade de estilos, aproximando narrativas teóricas com textos ficcionais e crônicas do cotidiano, ampliando as possibilidades de fruição de sentidos para alcançarmos uma compreensão sempre mais profunda e crítica da época em que vivemos e da qual somos protagonistas. |
Voltar ao topo Voltar a Epistemologia |
|
 |
|
 |
Infância, cinema e sociedade |
JOBIM e SOUZA, S.; CASTRO, L. R.; GARCIA, C. A. Rio de Janeiro: Ravil, 1997 |
Este livro é decorrência da realização do Ciclo de Debates “Infância, Cinema e Sociedade”, realizado em outubro de 1996, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Este evento teve como proposta articular a exibição de filmes com a discussão e reflexão sobre questões da infância contemporânea, tendo a imagem visual como elemento disparador de novas sensibilizações. Buscou-se através da narrativa cinematográfica, ampliar o espaço de discussão sobre a infância de hoje, pretendendo “ver” a infância com outros olhares, regatando sua condição de diversidade. |
Voltar ao topo Voltar a Epistemologia |
|
|
 |
 |
CAPÍTULOS DE LIVROS |
 |
Epistemologia das Ciências Humanas |
 |
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
|
 |
 |
Infâncias e Juventudes contemporâneas |
 |
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
|
 |
|
    |
Departamento de Psicologia PUC-Rio, Rua Marques de São Vicente,255 -
Edifício Cardeal Leme, sala 201, Gávea - Rio de Janeiro RJ - CEP 22453-900 Telefone: 55 (21) 3527 1185 |