Epistemologia das Ciências Humanas
Por uma epistemologia da imagem técnica
JOBIM E SOUZA, S. Por uma epistemologia da imagem técnica. Pesquisas e Práticas Psicossociais, UFSJ, São João Del Rey, v. 6, n. 2, pp. 206-210, 2011, Publicado, Qualis (2012) B3.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
PEREIRA, R. M. R.; SALGADO, R. G.; SOUZA, S. J. e. Pesquisador e criança: dialogismo e alteridade na produção da infância contemporânea. Cadernos de Pesquisa, v.39, n.138, set./dez. 2009.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
ALBUQUERQUE, E. D. P. E.; JOBIM e SOUZA, S. Wittgenstein e Walter Benjamin: inquietações éticas e filosóficas como formas de viver e pensar. Psicologia Clínica, v. 20, n. 1, Rio de Janeiro, 2009.

Voltar ao topo   Voltar a Epistemologia
JOBIM e SOUZA, S. J. Construtivismo: a história de uma palavra como produção crítica do conhecimento e das estratégias educacionais. Memorandum, 15, 61-69, 2008.

Ideologia, utopia e conhecimento: uma conversa com Leandro Konder
JOBIM e SOUZA, S.; BAZILIO, L. C.; PEREIRA, R. M. R. Ideologia, utopia e conhecimento: uma conversa com Leandro Konder. Teias, v. 2, n. 4, p. 71-75, 2001.

Memória, história e narrativa
GUSMÃO, D. S.; JOBIM e SOUZA, S. História, memória e narrativa: a revelação do "quem" nas histórias orais dos habitantes do Córrego dos Januários. Psicol. Soc. vol.22 no.2 Florianópolis maio/ago. 2010.

Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
GUSMÃO, D. S.; JOBIM e SOUZA, S. A estética da delicadeza nas roças de Minas: sobre a memória e a fotografia como estratégia de pesquisa-intervenção. Psicol. Soc. v.20 n.spe Porto Alegre  2008.

Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa

Tempo, memória e história de professores
JOBIM e SOUZA, S. Tempo, memória e história de professores. Educação em Foco, UFJF, 1998, 67-92.

Voltar ao topo   Voltar a Memória, História e narrativa
CASTRO, Lucia & JOBIM e SOUZA, Solange. Desenvolvimento Humano e Questões para um Final de Século: tempo, história e memória. Psicologia Clínica. Rio de Janeiro. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Departamento de Psicologia, vol. 6, 1994.

Infâncias e Juventudes contemporâneas
Violência e vulnerabilidades: os jovens e as notícias de jornal
CORREA, C. S.; JOBIM E SOUZA, S. Violência e vulnerabilidades: os jovens e as notícias de jornal. Fractal: Revista de Psicologia. UFF, Niterói, v. 23, n. 3, pp. 461- 486, 2011, Publicado, Qualis (2012) B1.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Direitos sexuais de crianças e adolescentes: avanços e entraves
JOBIM E SOUZA, S.; Carvalho, C. S.; SALGADO, R. G. Direitos sexuais de crianças e adolescentes: avanços e entraves. Psicologia Clínica. (PUC-RJ. Impresso), Aceito,Qualis (2012) B1.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
A melancia, o cinema e as crianças
JOBIM e SOUZA, S. A melancia, o cinema e as crianças. Educação & Imagem. Jornal Eletrônico, Ano 1, N.3, Ago. 2007.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Da recepção à produção de mídia: as crianças a cultura midiática e a educação
SALGADO, R. G.; PEREIRA, R. M. R.; JOBIM e SOUZA, S. Da recepção à produção de mídia: as crianças a cultura midiática e a educação.  Alceu (PUC-Rio), v.7 n.13 - jul./dez. 2006.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Pela tela, pela janela: questões teóricas e práticas sobre infância e televisão
JOBIM e SOUZA, S.; SALGADO, R. G.; PERERA, R. M. R. Pela tela, pela janela: questões teóricas e práticas sobre infância e televisão. Cadernos CEDES, UNICAMP, V. 25, n. 65, p. 9-24, jan-abr, 2005.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância
JOBIM e SOUZA, S.; CAMPOS, C. C. G. Mídia, cultura do consumo e constituição da subjetividade na infância. Psicologia, Ciência & Profissão, Brasília, v. 23, n. 1, p. 12-21, 2003.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola
JOBIM e SOUZA, S.; LOPES, A. E. Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola. Cadernos de Pesquisa. Fundação Carlos Chagas, São Paulo, V. 116 p. 61-80, 2002.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
JOBIM e SOUZA, S.; GAMBA JÚNIOR, N. Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita. Revista Brasileira de Educação. Rio de janeiro, v. 21, p. 104-114, 2002.

Infância, violência e consumo
JOBIM e SOUZA, S. Infância, violência e consumo. Revista ADVIR, Rio de Janeiro, n. 11, p. 56-60, 1998.

Voltar ao topo   Voltar a Infâncias e Juventudes contemporâneas
A tirania da imagem na educação
JOBIM e SOUZA, S.; FARAH NETO, M. A tirania da imagem na educação. Presença Pedagógica, n. 22, p. 67-92, 1998.

Departamento de Psicologia PUC-Rio, Rua Marques de São Vicente,255 -
Edifício Cardeal Leme, sala 201, Gávea - Rio de Janeiro RJ - CEP 22453-900 Telefone: 55 (21) 3527 1185