Coordenação
Solange Jobim e Souza
Graduada em Psicologia pela UFRJ (1974), mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio(1978), especialização em Child Developement no Institute of Education da University of London (1980) e doutora em Educação pela PUC-Rio (1992). Atualmente é professora associada da PUC-Rio e professora adjunta da UERJ. Pesquisadora do CNPq e FAPERJ. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade (GIPS), no Departamento de Psicologia da PUC-Rio, desde 1998.
Equipe
André Sampaio de Carvalho
Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ 2009. Atualmente é aluno do departamento de psicologia da PUC-Rio. Interesses de pesquisa : Modos de produção de subjetividade na sua dimensão social, ética, política e estética. Educação.
Carolina Salomão Corrêa
Graduada em Jornalismo pela PUC-Rio. Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Defendeu a dissertação intitulada “Violência urbana e vulnerabilidades: o discurso dos jovens e as notícias de jornal” (2010). Interesse de pesquisa: juventude, políticas públicas, violência, trabalho, cidadania.
Cintia de Sousa Carvalho
Graduada em formação de psicólogo pela UFMT (2008). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2009-2010). Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2010-2011). Doutoranda em Psicologia Clínica da PUC-Rio. Intercâmbio acadêmico no exterior no Programa de Mestrado em Psicologia na Universidade de Lisboa, Portugal (2007-2008). Bolsista PIBIC (2006 - 2007) e bolsista VIC (2007-2008). Bolsista de mestrado: CAPES (2009) e FAPERJ Nota 10 (2010). Interesse de pesquisa: metodologia de pesquisa; epistemologia; memória.
Cristina Laclette Porto
Doutora em Psicologia pela PUC-Rio (2010) e Mestre em Educação também pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Foi coordenadora da Brinquedoteca Hapi que funcionou durante 16 anos no Rio de Janeiro. É professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio, professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá e professora do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS). Atua na formação de professores. Interesse de pesquisa: brincadeira, brinquedo, brinquedoteca, infância, memória, fotografia e cultura contemporânea.
Daniel Paes

Graduado em Comunicação Social pela FACHA (2005). Mestre em Comunicação Social - Cinema - pela PUC-Rio (2008). Videomaker e fotógrafo, coordena o projeto de educação popular "Oficina de Criação em Vídeo" para jovens de favelas do Alto da Boa-Vista no Rio de Janeiro. Participa também do Grupo de Pesquisa de Comunicação Comunitária do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e atualmente investiga as interações entre aparatos técnicos audiovisuais e formas de produção de conhecimento/educação popular..

Danilo Marques da Silva Godinho
Graduado em Psicologia (habilitação Bacharelado) pela PUC-Rio (2007). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2009-2010). Bolsista de IC/PIBIC (2006-2007). Bolsista da CAPES (2009-2010).  Bolsista do Programa de Treinamento e Capacitação Técnica da FAPERJ (2011-2012). Interesse de pesquisa: Mémória; narrativa; epistemologia das ciências humanas.
Denise Sampaio Gusmão
Psicóloga. Especialista em educação Infantil. Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Membro do corpo docente do curso de especialização- “Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas” da PUC-Rio. Idealizadora e Coordenadora do projeto “Contos e Imagens das roças de Minas” que teve como objetivo a recuperação da memória da comunidade do Córrego dos Januários (Inhapim, Minas Gerais) e culminou na criação de um museu comunitário inaugurado em agosto de 2008. Tem como objetivo continuar trabalhando em projetos de pesquisa-intervenção tendo como eixo teórico-metodológico principal a relação entre memória social e coletiva, educação e cultura.
Deborah Mandelblatt
Aluna de graduação do Departamento de Psicologia, PUC-Rio.
Djalma Pedro da Silva
Aluno de graduação do Departamento de Psicologia, PUC-Rio. Bolsista de IC /CNPq (2010-2011).
Elisa Fairbairn

Graduada em Psicologia pela PUC-Rio (2010), mestranda em Psicologia Clínica na mesma universidade, bolsista CAPES (2012-2014). Atualmente cursando formação em Psicopedagogia no CEPERJ. Experiência nas áreas de educação e clínica com crianças e adolescentes. Áreas de interesse: juventude contemporânea, arte, processos criativos, educação e cidadania. .

Jessé Guimarães da Silva
Graduado em Psicologia pela UERJ (2003). Desde 2006 atua como Coordenador Executivo do Programa Pró-Adolescente da UERJ. Cursou o Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, entre os anos de 2006 e 2007. Cursou a Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-terapia (atendimento de indivíduo, casal e família), pelo Instituto de Gestalt-terapia (IGT), entre os anos de 2005 e 2007. Tem experiênc ia na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, já tendo atuado, principalmente, juntos aos seguintes temas: história da psicologia, psicologia e teatro; direitos da criança e do adolescente.
Lis Ribeiro Pires de Amorim

Aluna de graduação do Departamento de Psicologia, PUC-Rio. Bolsista  PIBIC/CNPq (2012-2013).

Voltar ao topo
Equipe
Andre Werneck Barrouin
Graduado em formação de psicólogo e bacharel em psicologia pela PUC-Rio (2009), participando do programa de iniciação científica na condição de bolsista PIBIC (2008 - 2009). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, atualmente atuando como colaborador de projetos em educação popular e tendo atuado como membro da equipe de Psicologia do Pré-Vestibular Comunitário Invest. Interesse de pesquisa: juventude contemporânea; participação política; cidadania; modos de subjetivação.
Elaine Deccache Porto e Albuquerque
Graduada em Pedagogia pela PUC-Rio (1987). Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Atua na área da Educação e tem experiência no segmento da Educação infantil. Atualmente é Orientadora da Educação Infantil do Colégio Teresiano, CAP/PUC. Interesse de pesquisa: dinâmicas institucionais e práticas coletivas; constituição da subjetividade no interior da escola; relação escola-família: expectativas, responsabilidades e parcerias; formação de professores; projeto político pedagógico; concepção histórico-cultural da infância.
Elisângela Ribeiro da Silva

Graduada em Psicologia pela PUC-Rio (2006). Mestre em psicologia clínica pela PUC-Rio. Bolsista PIBIC (2005-2006). Bolsista CAPES (2009-2010). Experiência na área de Psicologia Social, tendo atuado em diversos projetos sociais em espaços populares. Interesse de pesquisa: psicologia do desenvolvimento; infância e juventude; sexualidade; gravidez na adolescência; políticas públicas de saúde.

.
Lucas Boscacci Pereira Lima da Silva
Graduado em Psicologia pela PUC-Rio (2010). Empresário do ramo de comunicação. Diretor Executivo da Astral Produção e Criações.
Luciana Ferreira Barcellos
Graduada em Psicologia pela UERJ. Especialista em Psicologia Jurídica pela UERJ. Mestre em psicologia pela PUC-Rio (2007). Doutoranda em psicologia na PUC-Rio. Membro-colaborador da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia - CRP/05. Experiência na área de Psicologia Social, atuação em projetos sociais em espaços populares. Temáticas de interesse: psicologia do desenvolvimento; infância e juventude; contemporaneidade e produção de subjetividades; psicologia e educação; psicologia nas instituições escolares; psicologia institucional; psicologia jurídica; ética e atuação profissional; psicologia e direitos humanos; metodologia de pesquisa em ciências humanas.
Renata Barreto Lacombe
Graduada em Psicologia pela UFRJ (1995). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio(2004). Doutora do Programa de Pós-graduação do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Experiência, em psicologia e psicanálise, nas áreas de educação e clínica com crianças e adolescentes. Atua como consultora e pesquisadora na área de mídias voltadas para a infância e adolescência. Interesses de pesquisa: Infância e juventudes, contemporaneidade e produção de subjetividades, mídias e tecnologias, educação.
Voltar ao topo
Miguel Santos de Carvalho
Graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Pós-graduado em Literatura Infanto - Juvenil pela UFF. Mestre em Design pela PUC-Rio. Profissionalmente atua como designer gráfico e ilustrador, além de sua atuação como ator, mímico e palhaço. Leciona aulas na PUC-Rio como professor colaborador.
Eliane Garcia
Formada em Desenho Industrial, com habilitação em Comunicação Visual (PUC-Rio). Mestre em Design (PUC-Rio). Doutoranda em Design (PUC-Rio). Integrante do Laboratório de Design de histórias (LaDeh - PUC-Rio), desde 2006, atua como pesquisadora e coordenadora de projetos do laboratório, principalmente na área de vídeo. É professora de Design (PUC-Rio).
Nilton Gonçalves Gamba Junior
Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ(1994), mestrado em Design pela PUC-Rio (1999) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (2004). Atualmente é professor assistente do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio e coordena o LADEh (Laboratório de Design de histórias) na mesma instituição. Tem experiência na área de Artes, Design e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, mídia, pós-modernidade, tecnologias, circo e teatro.
Lucia Rabello de Castro
Possui Grau de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela PUC-Rio, Licenciatura em Inglês pela Universidade Santa Úrsula, Mestrado em Desenvolvimento Social e da Personalidade pelo Institute of Education da University of London e Doutorado em Psicologia pela University of London. Atualmente é professora Titular do depto de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da UFRJ e professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia desse instituto. Coordenadora geral do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para Infância e Juventude (NIPIAC).
Luciana Lobo Miranda
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (2002). Atualmente é Professora Adjunta III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Psicologia da UFC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Educacional/ Escolar, atuando principalmente no seguinte tema de pesquisa: subjetividade, educação e mídia. Coordena o programa de extensão Tvez: educação para o uso crítico da mídia.
Marcelo Santana Ferreira
Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. É professor colaborador do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, subjetividade, cidade, psicologia social e homossexualidade masculina.
Marcia Moraes
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela UFRJ (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Lancaster University/ UERJ (2009/2010). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Departamento de Psicologia. Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: epistemologia da psicologia, história e filosofia da psicologia, teoria ator-rede e os estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em suas interfaces com a psicologia.
Maria Teresa de Assunção Freitas
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1966), mestrado em Educação pela UFRJ (1978) e doutorado em Educação pela PUC-Rio (1992). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa na abordagem histórico-cultural, práticas sócio-culturais de leitura e escrita, letramento digital, cinema e formação de professores. É pesquisadora do CNPq e pesquisadora do programa "Pesquisador mineiro da FAPEMIG".
Raquel Gonçalves Salgado
Possui graduação em Formação de Psicólogo pela UFRJ (1992), em Licenciatura em Psicologia pela UFRJ (1993), mestrado em Educação pela PUC-Rio (1998) e doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2005), tendo feito doutorado-sanduíche no Centre for the Study of Children, Youth and Media, do Institute of Education, da Universidade de Londres. Atualmente é professora Adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, mídia, cultura lúdica e educação infantil.
Rita Marisa Ribes Pereira
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1990), Mestrado em Educação pela UERJ (1996) e Doutorado em Educação pela PUC-Rio (2003). Atualmente é professora adjunta da UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Desenvolve pesquisas sobre infância, mídia e cultura do consumo.
Ronald João Jacques Arendt
Possui graduação em Psicologia pela UFRJ (1973), mestrado em Instituto Superior de Pesquisas Psicossociais Isop pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1980) e doutorado em Instituto Superior de Pesquisas Psicossociais Isop pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987). Atualmente é professor titular da UERJ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em interação social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia comunitária, psicologia social, teoria do ator-rede, análise institucional e construtivismo.
Sonia Kramer
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1975), mestrado em Educação feito na PUC-Rio(1981), doutorado em Educação na PUC-Rio (1992), pós-doutorado na New York University. É professora da PUC-Rio, e coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil desta mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita. Coordena o grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC).
Voltar ao topo
Departamento de Psicologia PUC-Rio, Rua Marques de São Vicente,255 -
Edifício Cardeal Leme, sala 201, Gávea - Rio de Janeiro RJ - CEP 22453-900 Telefone: 55 (21) 3527 1185