|
|
 |
 |
Coordenação |
 |
|
 |
Solange Jobim e Souza
|
Graduada em Psicologia pela UFRJ (1974), mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio(1978), especialização em Child Developement no Institute of Education da University of London (1980) e doutora em Educação pela PUC-Rio (1992). Atualmente é professora associada da PUC-Rio e professora adjunta da UERJ. Pesquisadora do CNPq e FAPERJ. Coordenadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa da Subjetividade (GIPS), no Departamento de Psicologia da PUC-Rio, desde 1998. |
 |
|
 |
|
 |
 |
André Sampaio de Carvalho
|
Graduado em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ 2009. Atualmente é aluno do departamento de psicologia da PUC-Rio.
Interesses de pesquisa : Modos de produção de subjetividade na sua dimensão social, ética, política e estética. Educação. |
 |
|
 |
 |
Carolina Salomão Corrêa
|
Graduada em Jornalismo pela PUC-Rio. Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Defendeu a dissertação intitulada “Violência urbana e vulnerabilidades: o discurso dos jovens e as notícias de jornal” (2010). Interesse de pesquisa: juventude, políticas públicas, violência, trabalho, cidadania. |
 |
|
 |
 |
Cintia de Sousa Carvalho
|
Graduada em formação de psicólogo pela UFMT (2008). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2009-2010). Especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (2010-2011). Doutoranda em Psicologia Clínica da PUC-Rio. Intercâmbio acadêmico no exterior no Programa de Mestrado em Psicologia na Universidade de Lisboa, Portugal (2007-2008). Bolsista PIBIC (2006 - 2007) e bolsista VIC (2007-2008). Bolsista de mestrado: CAPES (2009) e FAPERJ Nota 10 (2010). Interesse de pesquisa: metodologia de pesquisa; epistemologia; memória. |
 |
|
 |
 |
Cristina Laclette Porto
|
Doutora em Psicologia pela PUC-Rio (2010) e Mestre em Educação também pela PUC-Rio. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Foi coordenadora da Brinquedoteca Hapi que funcionou durante 16 anos no Rio de Janeiro. É professora do Curso de Especialização em Educação Infantil: perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas da PUC-Rio, professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá e professora do Curso Normal Superior do Instituto Superior de Educação Pró-Saber (ISEPS). Atua na formação de professores. Interesse de pesquisa: brincadeira, brinquedo, brinquedoteca, infância, memória, fotografia e cultura contemporânea. |
 |
|
 |
 |
Daniel Paes
|
Graduado em Comunicação Social pela FACHA (2005). Mestre em Comunicação Social - Cinema - pela PUC-Rio (2008). Videomaker e fotógrafo, coordena o projeto de educação popular "Oficina de Criação em Vídeo" para jovens de favelas do Alto da Boa-Vista no Rio de Janeiro. Participa também do Grupo de Pesquisa de Comunicação Comunitária do Departamento de Comunicação da PUC-Rio e atualmente investiga as interações entre aparatos técnicos audiovisuais e formas de produção de conhecimento/educação popular.. |
 |
|
 |
 |
Danilo Marques da Silva Godinho
|
Graduado em Psicologia (habilitação Bacharelado) pela PUC-Rio (2007). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2009-2010). Bolsista de IC/PIBIC (2006-2007). Bolsista da CAPES (2009-2010). Bolsista do Programa de Treinamento e Capacitação Técnica da FAPERJ (2011-2012). Interesse de pesquisa: Mémória; narrativa; epistemologia das ciências humanas. |
 |
|
 |
 |
Denise Sampaio Gusmão
|
Psicóloga. Especialista em educação Infantil. Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Membro do corpo docente do curso de especialização- “Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas” da PUC-Rio. Idealizadora e Coordenadora do projeto “Contos e Imagens das roças de Minas” que teve como objetivo a recuperação da memória da comunidade do Córrego dos Januários (Inhapim, Minas Gerais) e culminou na criação de um museu comunitário inaugurado em agosto de 2008. Tem como objetivo continuar trabalhando em projetos de pesquisa-intervenção tendo como eixo teórico-metodológico principal a relação entre memória social e coletiva, educação e cultura.
|
 |
|
 |
 |
Deborah Mandelblatt
|
Aluna de graduação do Departamento de Psicologia, PUC-Rio.
|
 |
|
 |
 |
Djalma Pedro da Silva
|
Aluno de graduação do Departamento de Psicologia, PUC-Rio. Bolsista de IC /CNPq (2010-2011).
|
 |
|
 |
 |
Elisa Fairbairn
|
Graduada em Psicologia pela PUC-Rio (2010), mestranda em Psicologia Clínica na mesma universidade, bolsista CAPES (2012-2014). Atualmente cursando formação em Psicopedagogia no CEPERJ. Experiência nas áreas de educação e clínica com crianças e adolescentes. Áreas de interesse: juventude contemporânea, arte, processos criativos, educação e cidadania.
.
|
 |
|
 |
 |
Jessé Guimarães da Silva
|
Graduado em Psicologia pela UERJ (2003). Desde 2006 atua como Coordenador Executivo do Programa Pró-Adolescente da UERJ. Cursou o Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, entre os anos de 2006 e 2007. Cursou a Especialização em Psicologia Clínica - Gestalt-terapia (atendimento de indivíduo, casal e família), pelo Instituto de Gestalt-terapia (IGT), entre os anos de 2005 e 2007. Tem experiênc ia na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Jurídica, já tendo atuado, principalmente, juntos aos seguintes temas: história da psicologia, psicologia e teatro; direitos da criança e do adolescente.
|
 |
|
 |
 |
Lis Ribeiro Pires de Amorim
|
Aluna de graduação do Departamento de Psicologia, PUC-Rio. Bolsista PIBIC/CNPq (2012-2013).
|
 |
|
 |
|
 |
 |
 |
 |
Equipe |
 |
 |
Andre Werneck Barrouin
|
Graduado em formação de psicólogo e bacharel em psicologia pela PUC-Rio (2009), participando do programa de iniciação científica na condição de bolsista PIBIC (2008 - 2009). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio, atualmente atuando como colaborador de projetos em
educação popular e tendo atuado como membro da equipe de Psicologia do Pré-Vestibular Comunitário Invest. Interesse de pesquisa: juventude contemporânea; participação política; cidadania; modos de subjetivação. |
 |
|
 |
 |
Elaine Deccache Porto e Albuquerque
|
Graduada em Pedagogia pela PUC-Rio (1987). Mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Doutorado em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Atua na área da Educação e tem experiência no segmento da Educação infantil. Atualmente é Orientadora da Educação Infantil do Colégio Teresiano, CAP/PUC. Interesse de pesquisa: dinâmicas institucionais e práticas coletivas; constituição da subjetividade no interior da escola; relação escola-família: expectativas, responsabilidades e parcerias; formação de professores; projeto político pedagógico; concepção histórico-cultural da infância.
|
 |
|
 |
 |
Elisângela Ribeiro da Silva
|
Graduada em Psicologia pela PUC-Rio (2006). Mestre em psicologia clínica pela PUC-Rio. Bolsista PIBIC (2005-2006). Bolsista CAPES (2009-2010). Experiência na área de Psicologia Social, tendo atuado em diversos projetos sociais em espaços populares. Interesse de pesquisa: psicologia do desenvolvimento; infância e juventude; sexualidade; gravidez na adolescência; políticas públicas de saúde.
.
|
 |
|
 |
 |
Lucas Boscacci Pereira Lima da Silva
|
Graduado em Psicologia pela PUC-Rio (2010). Empresário do ramo de comunicação. Diretor Executivo da Astral Produção e Criações.
|
 |
|
 |
 |
Luciana Ferreira Barcellos
|
Graduada em Psicologia pela UERJ. Especialista em Psicologia Jurídica pela UERJ. Mestre em psicologia pela PUC-Rio (2007). Doutoranda em psicologia na PUC-Rio. Membro-colaborador da Comissão de Ética do Conselho Regional de Psicologia - CRP/05. Experiência na área de Psicologia Social, atuação em projetos sociais em espaços populares. Temáticas de interesse: psicologia do desenvolvimento; infância e juventude; contemporaneidade e produção de subjetividades; psicologia e educação; psicologia nas instituições escolares; psicologia institucional; psicologia jurídica; ética e atuação profissional; psicologia e direitos humanos; metodologia de pesquisa em ciências humanas.
|
 |
|
 |
 |
Renata Barreto Lacombe
|
Graduada em Psicologia pela UFRJ (1995). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio(2004). Doutora do Programa de Pós-graduação do Departamento de Psicologia da PUC-Rio. Experiência, em psicologia e psicanálise, nas áreas de educação e clínica com crianças e adolescentes. Atua como consultora e pesquisadora na área de mídias voltadas para a infância e adolescência. Interesses de pesquisa: Infância e juventudes, contemporaneidade e produção de subjetividades, mídias e tecnologias, educação.
|
 |
|
 |
Voltar ao topo |
 |
 |
 |
 |
|
Miguel Santos de Carvalho
|
Graduado em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Pós-graduado em Literatura Infanto - Juvenil pela UFF. Mestre em Design pela PUC-Rio. Profissionalmente atua como designer gráfico e ilustrador, além de sua atuação como ator, mímico e palhaço. Leciona aulas na PUC-Rio como professor colaborador. |
 |
|
 |
Eliane Garcia |
Formada em Desenho Industrial, com habilitação em Comunicação Visual (PUC-Rio). Mestre em Design (PUC-Rio). Doutoranda em Design (PUC-Rio). Integrante do Laboratório de Design de histórias (LaDeh - PUC-Rio), desde 2006, atua como pesquisadora e coordenadora de projetos do laboratório, principalmente na área de vídeo. É professora de Design (PUC-Rio). |
 |
|
 |
Nilton Gonçalves Gamba Junior
|
Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Escola de Belas Artes da UFRJ(1994), mestrado em Design pela PUC-Rio (1999) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (2004). Atualmente é professor assistente do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio e coordena o LADEh (Laboratório de Design de histórias) na mesma instituição. Tem experiência na área de Artes, Design e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, mídia, pós-modernidade, tecnologias, circo e teatro. |
 |
|
 |
Lucia Rabello de Castro
|
Possui Grau de Psicólogo e Licenciatura em Psicologia pela PUC-Rio, Licenciatura em Inglês pela Universidade Santa Úrsula, Mestrado em Desenvolvimento Social e da Personalidade pelo Institute of Education da University of London e Doutorado em Psicologia pela University of London. Atualmente é professora Titular do depto de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da UFRJ e professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia desse instituto. Coordenadora geral do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para Infância e Juventude (NIPIAC). |
 |
|
 |
Luciana Lobo Miranda
|
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1992), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (2002). Atualmente é Professora Adjunta III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Psicologia da UFC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Psicologia Educacional/ Escolar, atuando principalmente no seguinte tema de pesquisa: subjetividade, educação e mídia. Coordena o programa de extensão Tvez: educação para o uso crítico da mídia. |
 |
|
 |
Marcelo Santana Ferreira
|
Possui mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (1996) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela PUC-Rio (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense. É professor colaborador do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: história, subjetividade, cidade, psicologia social e homossexualidade masculina. |
 |
|
 |
Marcia Moraes
|
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1988), mestrado em Psicologia pela UFRJ (1992), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e pós-doutorado em Psicologia Social pela Lancaster University/ UERJ (2009/2010). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Departamento de Psicologia. Desenvolve pesquisas ligadas aos seguintes temas: epistemologia da psicologia, história e filosofia da psicologia, teoria ator-rede e os estudos de ciência, tecnologia e sociedade (CTS) em suas interfaces com a psicologia. |
 |
|
 |
Maria Teresa de Assunção Freitas
|
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Dom Bosco de Filosofia Ciências e Letras (1966), mestrado em Educação pela UFRJ (1978) e doutorado em Educação pela PUC-Rio (1992). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal de Juiz de Fora. Atua principalmente nos seguintes temas: pesquisa na abordagem histórico-cultural, práticas sócio-culturais de leitura e escrita, letramento digital, cinema e formação de professores. É pesquisadora do CNPq e pesquisadora do programa "Pesquisador mineiro da FAPEMIG". |
 |
|
 |
Raquel Gonçalves Salgado
|
Possui graduação em Formação de Psicólogo pela UFRJ (1992), em Licenciatura em Psicologia pela UFRJ (1993), mestrado em Educação pela PUC-Rio (1998) e doutorado em Psicologia pela PUC-Rio (2005), tendo feito doutorado-sanduíche no Centre for the Study of Children, Youth and Media, do Institute of Education, da Universidade de Londres. Atualmente é professora Adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, mídia, cultura lúdica e educação infantil. |
 |
|
 |
Rita Marisa Ribes Pereira
|
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1990), Mestrado em Educação pela UERJ (1996) e Doutorado em Educação pela PUC-Rio (2003). Atualmente é professora adjunta da UERJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil. Desenvolve pesquisas sobre infância, mídia e cultura do consumo. |
 |
|
 |
Ronald João Jacques Arendt
|
Possui graduação em Psicologia pela UFRJ (1973), mestrado em Instituto Superior de Pesquisas Psicossociais Isop pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1980) e doutorado em Instituto Superior de Pesquisas Psicossociais Isop pela Fundação Getúlio Vargas - RJ (1987). Atualmente é professor titular da UERJ. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em interação social, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia comunitária, psicologia social, teoria do ator-rede, análise institucional e construtivismo. |
 |
|
 |
Sonia Kramer
|
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Jacobina (1975), mestrado em Educação feito na PUC-Rio(1981), doutorado em Educação na PUC-Rio (1992), pós-doutorado na New York University. É professora da PUC-Rio, e coordenadora do Curso de Especialização em Educação Infantil desta mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, infância, formação de professores, políticas públicas e educação, alfabetização, leitura e escrita. Coordena o grupo de pesquisa sobre Infância, Formação e Cultura (INFOC). |
 |
|
 |
|
 |
|
|
    |
Departamento de Psicologia PUC-Rio, Rua Marques de São Vicente,255 -
Edifício Cardeal Leme, sala 201, Gávea - Rio de Janeiro RJ - CEP 22453-900 Telefone: 55 (21) 3527 1185 |